quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016


ENTRE A CULPA E O DESEJO
Autora: Sarah MacLean
Livro 2


Sinopse - Entre a Culpa e o Desejo
Seu próximo experimento científico? Entregar-se a um canalha! Lady Philippa Marbury não é como as jovens de sua época. A brilhante filha do marquês de Needham e Dolby se preocupa mais com seus livros e experimentos do que com vestidos e bailes. Para ela, um laboratório é muito mais atraente que uma proposta de casamento, e é por isso que, ao ser prometida a um noivo com quem não tem nada em comum, Pippa tem apenas duas semanas para empreender seu último experimento: descobrir todos os prazeres e todas as delícias da vida antes de passar o resto de seus dias ao lado de alguém que ela mal conhece. Como boa cientista que é, Pippa investiga a vida do homem que parece ser a cobaia ideal para realizar suas experiências: Sr. Cross, o atraente sócio do cassino mais famoso e cobiçado de Londres, um libertino cuja má-fama foi cuidadosamente construída sobre o vício e a devassidão. Um canalha perfeito para explorar suas fantasias e satisfazer sua curiosidade sem manchar sua reputação de moça de família. Mas o que Pippa não sabe é que, por baixo das aparências, Cross esconde segredos obscuros e que, ao receber a proposta da garota, ele está diante de uma oferta que pode destruir tudo aquilo que durante anos ele se esforçou para proteger. Terrivelmente tentado a se envolver nessa aventura que promete o mais puro prazer sem qualquer outra emoção, tudo o que Cross deseja é dar a Pippa exatamente o que ela quer, mas ele sabe que ninguém sai ileso do caminho da satisfação e, assim, Cross terá de usar cada miligrama de sua força de vontade para não perder o controle e resistir à tentação de entregar à jovem muito mais do que ela ousa imaginar.
  Resenha - Entre a Culpa e o Desejo- Sarah MacLean
Maya Maciel
Entre a culpa e o Desejo é uma leitura completamente deliciosa. A narrativa é envolvente e desafiadora, e ao contrário do primeiro livro da série, está longe de ser previsível. Uma das características da escrita da Sarah Maclean é focar na personalidade de suas protagonistas, tanto que esse livro é todo sobre a mocinha e sua personalidade incomum. E o bacana é que ao focar em protagonistas femininas fortes e diferentes dos padrões (tanto em beleza quanto em comportamento) estabelecidos pela sociedade, a autora faz luz ao ideal feminino de podermos ser quer quisermos, independente da época em que vivemos. Claro que a questão é romantizada, afinal estamos falando de uma história de amor no século XIX, ainda assim é gostoso pensar que certas mulheres não se deixariam levar pelas convenções sociais e batalhariam pelos seus sonhos, mesmo aqueles considerados absurdos – como, por exemplo, uma mulher dada aos estudos científicos em geral. Sendo assim, com muita diversão, sensualidade, romance, superação e um toque de reflexão, tal história é um deleite de emoções que nos cativa no início ao fim. Eu mesma fui completamente capturada por essa obra irreverente e inteligente. – Sarah Maclean, você acabou de ganhar uma nova fã!

A obra gira em torno da relação entre Philippa e Cross. A jovem está prestes a se casar: depois de um desastre social vivenciado pela irmã mais velha (que é a protagonista do livro anterior, Entre o Amor e a Vingança), Pippa perdeu a esperança de contrair um bom casamento. Além disso, a moça é diferente – estudiosa, louca por biologia, botânica, e tudo que envolve estudos científicos – e sabe que por esse motivo precisa se contentar com o único pedido de casamento que recebeu. Todo mundo sabe que seu noivo não é muito inteligente, entretanto para ela o que conta é o fato dele ser gentil e gostar de animais. Porém, prestes a se casar, Pippa começa a ficar paranóica com a mecânica do casamento; ela precisa entender como o relacionamento físico entre homem e mulher funciona, como cientista ela precisa dos fatos para estar verdadeiramente preparada para assumir o matrimônio. E o fato é que como ninguém está disposto a explicar para ela como tal relação funciona, ela recorre ao famoso libertino do submundo de Londres: O famoso conquistador, o Cross. Em uma proposta inconveniente, ela pede que Cross explique certas coisas que mulheres na sua idade já deviam saber, mas o problema é que ele não é quem ela imaginou. Reticente a se envolver com uma mulher pura demais para ele, Cross tenta afastar Pippa a todo custo, ensinando para ela as piores regras de ser um canalha: apostar, não confiar e nunca se entregar. O problema é que ela é tudo o que ele não imaginou querer, tudo aquilo que os erros do passado nunca o deixaram ter. O que significa que, por mais que tente ou se sinta culpado, Cross não conseguirá ficar longe dela.
De longe o que mais amei nesse livro foi a personalidade de Philippa. A jovem está longe de ser como as outras mulheres da sua idade; seu pensamento é mais racional e seus valores são completamente diferentes. Porém, em alguns momentos o fato de ser única pesa em seus ombros, o que torna o casamento um fardo e uma obrigação social, algo que Pippa sabe que deve fazer mas que não compreende como um todo. Assim, o ponto bacana de reflexão é que a jovem é racional em demasia, ela não acredita no amor e não entende sensações como desejo ou afinidade entre homem e mulher. E isso permite que a autora aborde vários temas reflexivos como aceitação, beleza além das aparências, casamentos de conveniência e até mesmo empoderamento feminino. – Tudo o que Pippa quer é aprender mais sobre a vida; ser mulher não pode tirar isso dela! Por isso, quando a protagonista encontra Cross já sabemos onde o relacionamento deles irá dar, porém o que não imaginamos é o quanto os dois se tornam dependentes. Pippa experimenta ao lado de Cross emoções e sensações que ela nunca imaginou existir, enquanto ele tem a esperança de que ela enxergue o quanto ele faz mal para as pessoas ao seu redor e o deixe em paz – o que significa que ele só quer alguém capaz de vê-lo além do passado e das aparências, que no fundo ele quer que Pippa lute por ele e o faça enxergar que ele tem valor. Sendo assim, o romance entre eles foge do convencional, entretanto (como muitos outros romances do gênero) foca no fato do amor curar corações e possibilitar belos recomeços. O que eu ADORO!
Além de uma mocinha forte e decidida, de um mocinho injustiçado de coração gigante, e de um romance belamente construído, também temos uma narrativa fluída, emocionante (derrubei algumas lágrimas, confesso) e muito divertida. O fato de Pippa ser diferente abre infinitas possibilidades para a história, ou seja, coloca a mocinha em várias trapalhadas! Fora que é incrível vê-la lutando por suas crenças e sonhos; geralmente são os mocinhos que lutam pelas mocinhas, mas percebi que os livros da Sarah fogem à regra, pois apresentam mulheres determinadas a obter o melhor dos seus companheiros: elas lutam, com tudo o que têm, em nome do amor (mesmo que para isso precisem quebrar um milhão de regras de etiqueta - mas quem é que liga para a sociedade? Elas com certeza não!). 


No geral eu ri, chorei, suspirei e me deixei cativar por essa linda história de amor. Achei esse volume muito melhor que seu antecessor (que já havia adorado) e achei os personagens extremamente bem construídos. O único defeito é saber que não poderei acompanhar mais deles, porque eu definitivamente passaria anos lendo as aventuras de Pippa e Cross. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário